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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE, PROTEÇÃO DE DADOS E COOKIES

 

Atualizada em 16/08/2021

 

CAPÍTULO I - Introdução e Definições

 

 

Este website (www.datasafe.com.br) pertence e é operado por DATASAFE MERCANTIL SERVIÇOS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob nº 58.505.959/0001-69, com endereço comercial sito à Rua Doutor Clóvis de Oliveira, nº 258, São Paulo/SP, CEP 05616-130, doravante simplesmente denominada “DataSafe” - e esta Política abrange todos os websites e canais de atendimento sob sua administração.

 

A DataSafe é uma empresa de Consultoria e Assessoria especializada em Segurança Privada que atua no mercado desde 1988. Referência nacional no setor que atua, a DataSafe tem como clientes as principais empresas do segmento de segurança, instituições financeiras e renomados escritórios de advocacia. A excelência em gestão de dados é um dos diferenciais da DataSafe, com suas modernas ferramentas de tecnologia e softwares desenvolvidos internamente, é capaz de transformar informação em conhecimento, com a emissão dos mais diversos relatórios customizados, de regras de negócios à relatórios de auditoria, incluindo análise estatísticas completas - sempre primando pela garantia de privacidade de todos os dados que opera.

 

Esta Política de Privacidade, Proteção de Dados e Cookies tem como fundamento o comprometimento da DataSafe com a segurança de todos os dados pessoais que trata, gerindo-os de maneira ética, íntegra, responsável e transparente, sempre de acordo com os termos da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - “LGPD”) e legislações correlatas.

 

Contratando nossos serviços, utilizando nosso site e/ou nossos demais canais de atendimento (e-mails, telefones, chats e/ou aplicativos/softwares de mensagem instantânea), você afirma estar de acordo com o uso de suas informações como está descrito nesta Política de Privacidade e Proteção de Dados.

 

Para fins desta política de privacidade, nos valemos das seguintes definições:

 

  1. Anonimização: É o processo por meio do qual o dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, considerados os meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento;

  2. Consentimento - É manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada - esta manifestação pode ser expressa (ao assinar determinado documento conosco ou em algum de nossos clientes) ou tácita (quando você envia seus dados voluntariamente á nós ou aos nossos Clientes como, por exemplo, ao se inscrever em oportunidades de emprego/trabalho em um de nossos Clientes ou junto à própria DataSafe);

  3. Controlador: É o responsável pelo tratamento dos dados. É a pessoa jurídica que detém a titularidade do tratamento de dados. Pode ser uma pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado com fins lucrativos, que determina os objetivos/finalidades e os meios do tratamento de dados pessoais. Na maioria dos casos, o(s) controlador(s) é(são) nosso(s) próprio Cliente(s), ou seja, aqueles que possuem esses dados e nos contratam para prestar determinada consultoria e assessoria dentro de nosso escopo de atuação. Entretanto, há casos em que você nos fornece os dados diretamente, seja ao acessar nosso site, ao se cadastrar em alguma oportunidade de emprego na própria DataSafe, ao solicitar algum orçamento e/ou se inscrever em nosso newsletter, por exemplo - nesses casos, a DataSafe é a Controladora dos dados.

  4. Dados pessoais: são todas as informações relacionadas com uma pessoa física, identificada ou identificável (também denominada "Titular") - você encontrará mais detalhes na seção “Que tipos de dados coletamos (ou podemos coletar)?”, nesta mesma política de privacidade;

  5. Dados pessoais sensíveis: dados que nada mais são os que podem revelar origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, filiação sindical, questões genéticas, biométricas e sobre a saúde ou até a vida sexual de uma pessoa;

  6. Destinatário - É a pessoa física ou jurídica, autoridade, instituição ou outro órgão ao qual são divulgados dados pessoais, independentemente de ser ou não um terceiro;

  7. Encarregado de Dados: também conhecido como “DPO”, é a pessoa (física ou jurídica) responsável pelo relacionamento entre a DataSafe e o titular, ou perante a autoridade pública e/ou outro órgão oficial. É a pessoa que, em nome do Controlador (ou do Operador), faz cumprir as medidas necessárias, respeito às finalidades e meios de tratamento dos dados pessoais, e toma as medidas necessárias para a correta gestão dos dados;

  8. Operador - É uma pessoa física ou jurídica, autoridade pública, agência ou outro órgão que processa dados pessoais em nome do Controlador (pode ser uma empresa de Gestão de Mão-de-Obra ou Recrutamento, por exemplo). Na maioria dos casos a DataSafe se caracteriza como Operadora de dados, pois presta assessoria e consultoria aos seus Clientes cujos são Controladores de dados pessoais;

  9. Pseudonimização - É o tratamento de dados pessoais de forma que estes não possam mais ser atribuídos a um determinado titular sem o uso de informações adicionais, desde que essas informações adicionais sejam armazenadas separadamente e estejam sujeitas a medidas técnicas e organizacionais que garantam que os dados pessoais não são atribuídos a uma pessoa singular identificada ou identificável;

  10. Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento pela DataSafe, seja ele Clientes ou não - podem incluir, mas não se limitar a: colaboradores/prestadores de nossos clientes, visitantes de nosso site, prestadores de serviços, candidatos a oportunidades de emprego ou inscrição banco de talentos, parceiros, visitantes, entre outros.

  11. Tratamento de dados: ou simplesmente “tratamento”, é qualquer processo realizado manual ou automaticamente, com dados pessoais, como a coleta, armazenamento, registro, consulta, organização, pedido, adaptação ou alteração, leitura, o uso, divulgação por transmissão, distribuição ou qualquer outra forma de provisão, comparação ou vinculação, restrição, exclusão ou destruição.

 

 

CAPÍTULO II - Como coletamos os seus dados?

 

 

Coletamos e tratamos dados pessoais sobre você, ou sua empresa, para a prestação de nossos serviços, para tratativas de cotação de nossos serviços e de acordo com outras hipóteses autorizadas por lei.

 

Assim, seus dados pessoais poderão ser coletados:

 

  1. Através da prestação de nossos serviços ou indiretamente, por meio de nossos clientes: podemos coletar dados pessoais no decorrer da prestação de serviços a você, Titular ou ao nosso Cliente - seja por meio de nossas plataformas, no dia a dia da prestação de nossos serviços (coletando informações e/ou respondendo à chamados, por exemplo), por meio de funcionários e/ou prestadores de serviços. Ao coletar esses através de nossos Clientes, nos tornamos Operadores desses dados e, a critério e/ou solicitações desses Clientes (Controladores) tratamos esses dados em conformidade com a estrita finalidade de prestação de nossos serviços. Além disso, tomamos todas medidas para garantir o devido o sigilo e proteção dessas informações, como também buscamos garantir, contratualmente, que essas informações foram coletadas devida e licitamente por esses Clientes;

 

  1. Através do próprio titular: podemos coletar ou obter tais dados porque você, diretamente, nos forneceu ou porque estão disponíveis ao público; ou ainda quando você se cadastra para uma de nossas oportunidades de trabalho/emprego ou banco de talentos, seja por meio de nossas plataformas do site ou via e-mail;

 

  1. Resultantes da interação com a DataSafe: também podemos coletar ou obter dados pessoais porque observamos ou inferimos esses dados sobre você pela maneira como você interage com o nosso site e nossos demais canais de atendimento, para fornecer informações que acreditamos ser de seu interesse - tudo de acordo com nossa Política de Cookies - constante nesta mesma política;

 

  1. Por meio das aplicações de terceiros constantes em nosso site: nosso portal (www.datasafe.com.br) possui diversas aplicações (plug-ins, gadgets e similares) de aplicativos terceiros (redes sociais e ferramentas de análise, por exemplo) como Google (e Google Analytics), Facebook, Instagram e Youtube. Esses aplicativos possibilitam uma maior interação entre o Titular/Usuário e nosso website, possibilitando ações avançadas como “curtidas”, compartilhamento, comentários, trocas de experiências e/ou outras interações fornecidas por cada plataforma, individualmente. Eventuais dados a serem coletados dessa plataforma podem ser (mas não se limitam a): nome (conforme cadastrado nos perfis), e-mail (cadastrado nos perfis), data de nascimento, cookies (detalhados mais a diante nesta política), dados de acesso (data, hora, cliques, etc), entre outros. Maiores detalhes acerca dos cookies utilizados podem ser consultados no Capítulo X da presente política (Política de Cookies);

 

  1. Por meio de publicações oficiais e/ou por meio de órgãos públicos: Nossas atividades cingem na consulta diuturna de regramentos e normativas disponibilizadas em Diários Oficiais Públicos e/ou portarias/normativas dos órgãos com os quais nos relacionamos (Ministério da Defesa, Polícia Federal, Polícia Militar, Forças Armadas, entre outros). Nesses casos, poderemos coletar diversos dados pessoais para que nossos serviços sejam efetivamente prestados;

 

 

CAPÍTULO III - Que tipos de dados coletamos (ou podemos coletar)?

 

 

Data a natureza das atividades que exercemos e no decorrer da prestação desses serviços, diversos dados podem vir a ser coletados, tais como:

 

  1. Dados pessoais: nome, e-mail, endereço, número de telefone, empresa/organização, função ou cargo, data de nascimento, localização, assuntos de interesse, dados de currículo (na hipótese de submissão de perfil, em nosso portal online ou por meio de nossos e-mails, para candidatura a uma de nossas oportunidades de trabalho em aberto ou banco de talentos), ao se cadastrarem em nossas plataformas,  solicitarem esclarecimentos sobre determinados serviços ou cadastrem-se em nossa(s) unidade(s) física(s) para acesso ou visita;

 

  1. Dados pessoais sensíveis: em algumas ocasiões, podemos ter acesso a dados pessoais considerados sensíveis pela lei. Alguns exemplos desses tipos de dados, incluem:

 

  1. Documentos de identificação pessoal ou que podem revelar raça, religião ou origem étnica, possivelmente dados biométricos ou faciais de indivíduos particulares, proprietários beneficiários de entidades corporativas ou candidatos;

  2. Dados que indiquem as condições de saúde de determinadas pessoas e/ou grupo de pessoas, tais como dados médicos, de características físicas e/ou dados inerentes à eventuais enfermidades que estas pessoas possuam;

  3. Informações sobre diversidade e oportunidades iguais oferecidas pelos participantes em determinados programas de capacitação profissional que venham a ser oferecidos pela DataSafe ou, ainda, por meio dos processos seletivos para nossas vagas e/ou banco de talentos;

  4. No caso de realização de processos seletivos ou banco de talentos, podemos coletar alguns dados considerados pela legislação como sendo sensíveis (tais como de etnia, filiação a sindicato e dados de saúde ou deficiência), com a única finalidade de operacionalizar as atividades de recrutamento, resguardando o melhor interesse e capacidade do candidato e da DataSafe.

 

  1. Dados decorrentes da relação do titular e/ou do cliente com a DataSafe: coletamos dados que viabilizam o estabelecimento ou manutenção da relação do Cliente/Titular/Usuário com a DataSafe, o que inclui informações relativas à inscrição em eventos que possam vir a ser promovidos pela DataSafe, acesso às nossa(s) unidade(s) física(s) (inclusive por meio de câmeras de monitoramento), e-mails, telefones, chats, mensagens instantâneas ou outras comunicações trocadas com nossos colaboradores, inscrição para recebimento de material institucional/informativo (“newsletter”) ou similares.

 

  1. Dados de registros eletrônicos de dispositivos e de interação do usuário e/ou geolocalização: tais como endereço IP, ID de dispositivos móveis, informações obtidas através do uso de cookies, idioma e navegador utilizados, Google Analytics, web beacons e demais informações relacionadas à interação do usuário com nossas plataformas (web e sistemas), tais como data e hora de acesso, tempo despendido nas páginas, áreas visitadas, recursos e ferramentas utilizados, registros de cliques e identificadores de cookies - confira nossa Política de Cookies, constante neste mesmo documento, para mais detalhes;

 

  1. Dados inerentes à prestação dos nossos serviços: para viabilizar o exercício de nossas atividades, tratamos dados que são compartilhados (ao nos contratar, por exemplo) e controlados por nossos clientes, bem como demais informações públicas e disponibilizadas por entidades terceiras, autarquias e/ou órgãos públicos da administração pública direta ou indireta, municipal, estadual ou federal, em todas as esperas de poderes, se assim necessário e aplicável;

 

  1. Dados de crianças e adolescentes: a DataSafe é rígida na proteção e privacidade de dados pessoais de crianças e adolescentes. Nosso site e nossos serviços não são projetados ou direcionados a esse público. Além disso, não é nossa política coletar ou armazenar intencionalmente informações sobre essa faixa etária, entretanto, em eventuais situações em que a coleta e o uso desses tipos de dados pessoais se fizerem necessários como, por exemplo, na prestação de serviços que envolvem análise de dados pessoais de dependentes menores de idade, o tratamento ocorrerá sempre no melhor interesse da criança e/ou do adolescente, nos termos da legislação vigente - em especial respeitando os termos do art. 14 da LGPD - obtendo autorização de seus respectivos responsáveis sempre que possível ou, ainda, anonimizando esses dados.

 

Os tipos de dados pessoais e categorias especiais de dados que coletamos podem variar dependendo da natureza dos serviços que prestamos, ou como nosso site e/ou canais de atendimento são utilizados. Em algumas hipóteses, podemos também coletar outras categorias especiais de dados pessoais a seu respeito, seja porque você nos fornece ou porque somos obrigados a coletá-los por força de lei.

 

 

CAPÍTULO IV - Quais as bases legais utilizadas pela DataSafe para tratamento dos dados pessoais?

 

 

Por lei, a DataSafe é obrigada a estabelecer, nesta Política, quais os fundamentos/autorizações legais para tratamento dos seus dados pessoais, principalmente relacionados às hipóteses legais definidas pela LGPD.

 

Assim, seus dados pessoais, incluindo os considerados sensíveis, serão tratados nas seguintes hipóteses:

 

  1. mediante o fornecimento do seu consentimento expresso, ou seja, você nos autorizou o tratamento de forma voluntária e por meio do seu consentimento livre, informado e inequívoco, como por exemplo quando você se cadastrar em nossa plataforma de newsletter ou, ainda, quando contratou algum serviço nosso e/ou assinou um termo específico quando da celebração de algum contrato conosco.

 

  1. quando existentes legítimos interesses da DataSafe no oferecimento e entrega de serviços para você ou para nosso cliente, bem como para o funcionamento eficaz e lícito dos nossos negócios, sempre de modo justo, razoável e equilibrado; para fornecer informações oportunas por meio de marketing direto e oportunidade sobre nossos produtos, serviços e/ou oportunidades de negócio;

 

  1. observação de obrigações legais e regulatórias aplicáveis que podem exigir a coleta, armazenamento e compartilhamento de seus dados pessoais a fim de atender disposições legais e regulatórias, como por exemplo para atendimento às demandas de nossos clientes, às demandas de órgãos públicos e/ou requisições judiciais ou, ainda, para exercício regular de nossos direitos, como por exemplo, para exercer nosso direito de defesa em algum processo judicial ou administrativo.

 

  1. para proteção da vida ou da incolumidade física sua ou de terceiro e/ou tutela da sua saúde - tendo em vista a natureza de nossos serviços e operações;

 

  1. Para garantia da prevenção à crimes, fraudes e/ou à sua segurança, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos - comunicando as autoridades policiais e judiciárias, quando for o caso.

 

 

CAPÍTULO V - Por quê e para quê devemos tratar dados?

 

 

Utilizamos os dados pessoais coletados para finalidades ligadas à prestação de serviços aos nossos Clientes, como, por exemplo, para atividades que fazem parte da operação de nossos negócios e/ou para cumprimento de aspectos regulatórios.

 

O tratamento dos dados pessoais é necessário para:

 

  1. Manter e prestar nossos serviços de consultoria e assessoria, ou seja, os dados a que temos acesso, seja na condição de Operadora ou de Controladora, são utilizados no decorrer de nossas atividades ou ainda para a realização de verificações/due diligences relacionadas a estes serviços;

 

  1. Definir e ajustar o formato os conteúdos produzidos pela DataSafe, inclusive para veicular materiais de marketing personalizados e mais assertivos ao público alvo de nossos negócios - de modo a informar aos clientes/usuários sobre as novidades, produtos, cursos, serviços, funcionalidades, artigos, notícias, cartilhas, periódicos, informativos e demais conteúdos relevantes e conexos às atividades da DataSafe;

 

  1. Customizar a experiência de nossos usuários e clientes, aprimorando a performance, a funcionalidade e a eficiência dos canais de atendimento e ferramentas ofertados pela DataSafe;

 

  1. Identificar e autenticar os usuários de forma adequada, viabilizando atendimento às solicitações e dúvidas a respeito de nossos produtos e serviços;

 

  1. Filtrar e direcionar oportunidades de trabalho de acordo com o perfil do candidato que previamente tenha se inscrito ou venha se inscrever em processos seletivos ou banco de talentos da DataSafe;

 

  1. Mitigar/minimizar a ocorrência de fraudes, crimes e/ou aumentar a segurança para este fim;

 

  1. Atender solicitações de autoridades e órgãos reguladores, cumprir com obrigações legais e/ou exercer direitos em demandas judiciais, administrativas ou arbitrais.

 

  1. Proteger nossos direitos e de nossos clientes;

 

  1. Atender as demandas que recebemos de nossos consultores profissionais (advogados, auditores, contadores, consultores, etc) - essenciais à boa condução de nossos negócios.

 

Para além dessas situações, poderemos utilizar dados de forma anonimizada (ou seja, de maneira que não leve à identificação de um indivíduo), com a finalidade de produzir relatórios analíticos de inteligência de nosso negócio.

 

 

CAPÍTULO VI - A DataSafe compartilha esses dados com terceiros?

 

 

A DataSafe honra seu compromisso com a privacidade de seus Clientes. Assim, não compartilhamos dados pessoais ou sensíveis com terceiros, com exceção das hipóteses exigidas pela Lei. Entretanto, alguns dados poderão ser acessados por aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos em nossas atividades, a exemplo de:

 

  1. Parceiros comerciais, prestadores de serviços ou outros membros da própria DataSafe: muitos de nossos serviços dependem da atuação de terceiros (como, por exemplo, auditores, contadores, cartórios, autoridades judiciais e/ou administrativas, entre outros). Assim, obedecemos rígidos padrões de segurança no tratamento desses dados que venham a ser acessados, resguardando a total confidencialidade desses dados, desde a coleta à exclusão;

 

  1. Coligadas/filiais ou empresa de mesmo grupo econômico/empresarial da DataSafe: a DataSafe por vezes precisará compartilhar alguns dados pessoais com empresas de nosso próprio grupo econômico (e/ou filiais/coligadas) para fins de viabilizar a manutenção, operabilidade e continuidade de nossos negócios;

 

  1. Empresas de tecnologia responsáveis pelo armazenamento e garantia de segurança no tratamento de seus dados: essas empresas são as responsáveis pela criação e manutenção dos sistemas necessários à proteção dos dados que tratamos, razão pela qual terão acesso aos mesmos;

 

  1. Autoridades e/ou órgãos governamentais: para cumprimento de obrigações legais a que estamos submetidos, ou para atendimento à demandas judiciais, podemos ter de vir a compartilhar dados com autoridades, mediante solicitação ou previsão legal expressa.

 

  1. Parceiros de combate à fraudes: para permitir a detecção de fraudes, adequação a programas de conformidade e proteção jurídica de nossos negócios, temos de compartilhar alguns dados pessoais indicados por nossos parceiros, o que poderá, inclusive, ocasionar a contratação de serviços antifraude ou segurança específicos - sempre buscando atender os melhores interesses de nossos clientes;

 

  1. Por exigência de lei ou regulatória, ou durante processos judiciais e/ou administrativos.

 

  1. Da transferência internacional de dados (incluindo para provedores de serviços terceirizados): alguns de nossos clientes são localizados no exterior e para fim de prestar nossos serviços com efetividade será necessário que alguns dados sejam compartilhados. Contudo, tal transferência somente irá ocorrer mediante o prévio e inequívoco consentimento do Titular, e respeitadas as regulações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

Dos dados anonimizados e pseudonimizados: os dados pessoais, ou dados pessoais sensíveis devidamente anonimizados (cujo processo não permite a reversão da anonimização por nenhuma forma), as informações não pessoais e/ou informações sensíveis não identificadas/identificáveis e não agregadas com terceiros para diversos fins, incluindo análise de dados, estatísticas, pesquisas, contribuições, conteúdos de eminência e fins promocionais poderão ser compartilhados livremente pela DataSafe.

 

 

CAPÍTULO VII - Como os dados são protegidos pela DataSafe?

 

 

A DataSafe observa altos rígidos padrões e políticas de segurança, com robustos procedimentos de segurança existentes no mercado para proteção dos dados pessoais contra acessos não autorizados ou, ainda, que mitiguem situações incidentais ou acidentais como perda, alteração, comunicação, difusão ou destruição de dados.

 

  1. Dentre os mecanismos de proteção tecnológicos utilizados pela DataSafe, destacamos: firewalls, serviço de proxy, acessos via VPN, soluções de criptografia avançada, serviços de Wifi destinados exclusivamente à visitantes (sem acesso à intranet), controle de acesso com credenciais, certificados digitais e senhas “fortes” com caracteres diversos trocadas periodicamente, gestão/auditoria/análise de vulnerabilidades, anti-vírus, anti-phishing e anti-spywares, backup em nuvem e em rede, logs/registros de operações de tratamento de dados pessoais realizados (em especial quando houver interesse legítimo da DataSafe).

 

CAPÍTULO VIII - Por quanto tempo meus dados são/serão mantidos?

 

 

A retenção de dados pela DataSafe respeita as seguintes diretrizes e prazos:

 

  1. enquanto for necessário para a atividade ou serviços contratados/prestados;

  2. pelos períodos de retenção e nos termos exigidos por lei;

  3. até o fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir/subsistir;

  4. enquanto válido seu consentimento do Cliente/Titular/Usuário, nas hipóteses aplicáveis;

  5. por decisão judicial e/ou administrativa das autoridades competentes.

 

 

CAPÍTULO IX - Quais meus direitos como titular dos dados tratados pela DataSafe e como exercê-los?

 

 

A DataSafe, como empresa séria, ética e totalmente responsável na condução de seus negócios há mais de 30 anos, prima pela transparência e considera seus dados com extremamente relevantes para suas atividades. Assim, nos empenhamos todos os dias em garantir o pleno exercício de seus direitos sobre os dados pessoais, conforme resguarda o art. 18 da LGPD - ressalvadas as limitações aplicáveis.

 

Dentre os direitos que os titulares dos dados podem exercer perante a DataSafe, temos:

 

  1. Anonimização: poderá, ainda, o titular dos dados requerer a anonimização de seus dados de modo que as informações que o tornem identificável possam ser removidas, subsistindo apenas informações para fins estatísticos e/ou de pesquisa;

  2. Confirmação do tratamento e o acesso aos dados tratados: qualquer pessoa pode requerer o acesso aos dados que sejam tratados pela DataSafe, bem como informações sobre possível compartilhamento com terceiros. Entretanto, o exercício desse direito pode ser condicionado à verificação/checagem de identidade com o objetivo de garantir uma efetiva segurança e proteção às informações contra fraudes ou delitos, por exemplo;

A se reserva no direito e no dever de não compartilhar dados sensíveis com terceiros que não sejam seus próprios titulares e/ou representantes legais, salvo por determinação judicial.

  1. Correção/atualização: caso os dados estejam incorretos, incompletos ou desatualizados, o Titular poderá solicitar sua correção ou atualização de seu cadastro em nossas plataformas;

  2. Oposição: nos casos que envolvem comunicações/materiais via e-mail enviados pela DataSafe, tais como boletins informativos eletrônicos, o titular de dados pessoais pode optar por não mais receber essas mensagens, ocasião na qual deverá solicitar o cancelamento de sua assinatura seguindo as instruções (ou links) constantes em cada comunicado. Caso essa opção seja exercida, envidaremos esforços para remover em prazo razoável os dados pessoais de nossas bases, embora possamos solicitar informações adicionais antes de processar tal solicitação. Caso o titular tenha solicitado a remoção e esta não tenha sido efetivada ou não encontre o respectivo link de descadastramento no comunicado, poderá, ainda, contatar o DPO da DataSafe, por meio dos contatos disponibilizados ao final da presente política.

  3. Portabilidade: após a devida regulamentação pela ANPD (ainda não efetivada até a publicação da presente Política), poderá o titula de dados solicitar que seus dados sejam transferidos de uma empresa à outra - garantindo a liberdade de contratação do titular - desde que respeitados os segredos comercial e industrial, bem como a confidencialidade aplicável caso a caso;

  4. Retirada/exclusão/remoção: em algumas hipóteses legais (em casos de consentimento ou interesse legítimo do controlador) o Titular dos dados pode retirar o consentimento concedido e requerer sua exclusão (ou anonimização) de seus dados fornecidos, especialmente se entender que estão sendo tratados de forma excessiva/desarrazoada ou em desacordo com a Lei. Entretanto, mesmo após o pedido de exclusão/remoção, alguns dados podem permanecer armazenados em nosso banco de dados, por imperativo legal ou para proteção dos interesses da DataSafe.

 

 

CAPÍTULO X - Nossa Política de Cookies[IU3] 

 

As páginas eletrônicas e canais de atendimento de responsabilidade da DataSafe se utilizam de recursos como cookies, web beacons e Google Analytics para aperfeiçoamento da navegabilidade e da experiência de todos usuários que ela acessam (Usuários ou não).

 

Para fins dessa política, as definições a seguir são pertinentes:

 

  1. Web Beacons (ou Web Bugs): são pequenas imagens gráficas (também conhecidas como pixel tags ou clear GIFs) que podem ser incluídas em nossos sites, serviços, aplicativos, mensagens e ferramentas, que normalmente funcionam em conjunto com cookies para identificar nossos usuários e seu comportamento. Esses arquivos coletam determinadas informações de registro do dispositivo utilizado, tais como um endereço de IP, a hora em que o conteúdo foi visualizado, o tipo de navegador e a existência de cookies previamente instalados pelo mesmo servidor;

  2. Cookies: são pequenos arquivos de texto (normalmente composto por letras e números) inseridos na memória do seu navegador ou dispositivo quando você visita algum website ou visualiza alguma mensagem. Esses pequenos arquivos permitem que o website reconheça o navegador ou dispositivo específico e são usados para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos sites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. Alguns cookies podem ser desativados ou removidos por ferramentas disponíveis na maioria dos navegadores. Outros, entretanto, são essenciais ao correto funcionamento de nossas plataformas/sistemas de modo customizado e não podem ser rejeitados/desabilitados, pois inviabilizaria sua utilização.

Dentre os principais tipos de cookies que utilizamos, temos:

  1. Necessários: São cookies obrigatórios para realizar funções essenciais do site. Por exemplo, eles são usados para fazer seu login, salvar suas preferências de idioma, fornecer uma experiência de carrinho de compras, melhorar o desempenho, direcionar o tráfego entre servidores web, detectar o tamanho da tela, determinar o tempo de carregamento das páginas, melhorar a experiência do usuário e medir a audiência. Esses cookies são necessários para que nossos sites funcionem:

    1. cookielawinfo-checkbox-analytics: Utilizado para relembrar o consentimento do usuário acerca do consentimento dado na categoria de análises;

    2. cookielawinfo- checkbox- performance: Utilizado para relembrar o consentimento do usuário acerca do consentimento dado na categoria de performance;

  2. Mídias sociais e navegação: Nós usamos cookies de mídias sociais para mostrar anúncios e conteúdo com base nos perfis de redes sociais e na atividade em nossos sites. Eles são usados para conectar sua atividade em nossos sites aos perfis de redes sociais para que os anúncios e o conteúdo visualizados em nossos sites e nas mídias sociais possam refletir melhor seus interesses:

    1. bcookie: utilizado pela Rede Social Linkedin, cujo proposito é o de habilitar as funcionalidades desta rede social;

    2. lang: utilizado para armazenar as preferencias de linguagem quando o Usuário acessar o site pela próxima vez;

    3. lidc: este cookie é utilizado pelo Linkedin para fins de roteamento;

  3. Performance/Desempenho: Cookies de desempenho que são usados para entender e analisar os principais índices de performance do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes:

    1. YSC: utilizado pelo Youtube e usado para acompanhar as visualizações dos vídeos assistidos/salvos;

  4. Análise: Utilizamos o Google Analytics para nos ajudar a melhorar nosso site, coletando e relatando informações sobre como você o usa. Estes cookies coletam informações de uma forma que não identifica ninguém diretamente. Dentre eles estão:

    1. _ga: usado para calcular o numero de visitantes, uso do site, e para fins de elaboração de relatórios de visitação do site;

    2. _gat_gtag_UA_17645166_1: usado para distinguar os usuários que acessam o site;

    3. _gat_UA-17645166-1: usado para limitar a quantidade de dados salvos pelo Google em sites de alto volume de tráfego;

    4. _gcl_au: usado para entender a interação do usuário com nosso site;

    5. _gid: usado para armazenar informação sobre como nossos visitantes usam nosso site e ajuda a criar relatório de análise sobre como o site está sendo utilizado;

    6. _ym_d: usado para armazenar a primeira data em que o usuário utilizou o site;

    7. _ym_isad: usado para coletar informações sobre o comportamento dos usuários no site;

    8. _ym_uid: usado para vincular cada a usuário a um ID específico e coletar informações sobre a utilização do site por este/a usuário;

    9. yabs-sid: usado para medir e analisar o tráfego do site por meio da utilização do site pelos usuários;

    10. yandexuid e ymex: usado para otimizar a análise interna ou otiimização do site;

  5. Outros: Cookies não categorizados e que estão sendo analisados mas ainda não foram classificados numa categoria, tais como: __vt; _ym_visorc; ak_bmsc; AnalyticsSyncHistory; consent; cookielawinfo- checkbox-functional; cookielawinfo-checkbox-obrigatorios; cookielawinfo- checkbox-publicidade; metrika_enabled; UserMatchHistory; yuidss, entre outros.

  6. Ferramentas analíticas: utilizamos algumas ferramentas de terceiros para entender o comportamento de nossos usuários do site e de nossos canais de atendimento, de modo a aprimorar a qualidade e nossos serviços - esses cookies permanecem ativos mesmo após o fechamento do navegador ou encerramento da sessão e serão apagados automaticamente após 2 (dois) anos, caso você autorize nosso site a armazená-los;

  7. Compartilhamento:  conforme já tratado no Capítulo II, “iv”, possuímos alguns links e widgets que possibilitam o usuário a compartilhar informações, páginas, artigos e/ou outros conteúdos de nosso site em suas próprias redes sociais ou via e-mail.

 

Ainda em relação aos Cookies:

  1. Os cookies recolhem, também, informações genéricas, designadamente a forma como os usuários chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países através do qual acessem o site, etc;

  2. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências;

  3. Os cookies utilizados pela DataSafe não recolhem informação que identifica o usuário, no entanto, se já for Usuário de nossa plataforma, poderemos monitorar as suas visitas ao site desde que, pelo menos, por uma vez, tenha iniciado a sua navegação a partir de alguma comunicação enviada por nós, por exemplo, SMS ou e-mail.

 

 

Alterações nesta Política de Privacidade, Proteção de Dados e Cookies

 

 

De tempos em tempos, a DataSafe poderá efetuar atualizações e ajustes à esta Política, de acordo com o necessário para refletir as suas práticas de privacidade e proteção de dados pessoais, bem como acompanhar e atender eventuais normas legais ou infralegais que sejam alteradas ou que venham a surgir.

 

Por tal razão, a data de última atualização aparecerá sempre no topo da página onde se encontra desta Política, sendo que em caso de atualização relevante, daremos a devida transparência em relação ao conteúdo alterado por meio de nossos canais de atendimento.

 

Portanto, incentivamos todos a, periodicamente, revisar e revisitar esta Política para ser informado sobre como estamos protegendo suas informações.

 

Por fim, reforçamos que o titular de dados pessoais é inteiramente responsável pelo sigilo de suas informações pessoais, sendo vedado o compartilhamento de seus dados de acesso (login, senhas, senhas ou qualquer tipo de credencial de acesso ou autenticação) junto à DataSafe com terceiros.

 

Por fim, ao fornecer as informações por meio desse site, dos nossos canais de atendimento ou ao contratar nossos serviços, você concorda com todos os termos de nossa política.

 

 

Em caso de dúvidas, reclamações, sugestões ou solicitações, o que devo fazer?

 

 

Você só precisa entrar em contato com ao nosso “Encarregado pelo tratamento de dados pessoais da DataSafe” (também conhecido como “DPO”) por meio de um dos contatos abaixo:

 

E-mail: privacidade@datasafe.com.br[IU5] 

Endereço: A/C - DPO - Rua Doutor Clóvis de Oliveira, nº 258, São Paulo/SP, CEP 05616-130.

 

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